quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Nem tudo é como a gente quer...

Przypadek (Blind Chance), 1987, de Krzysztof Kieslowski. Maravilhoso filme onde o diretor (o meu preferido de todas épocas, anos e vidas) brinca com o destino de uma pessoa. Nem tudo o que a gente quer é de fato o melhor pra gente e acho que o destino nem sempre somos nós que fazemos como dita uma certa mentalidade por ai.


Os elementos sãos os mesmo, as situações parecidas porém o desenlace é sempre surpreendente. O que eu mais amo com relação o Krzysztof é a capacidade que ele tem (ou tinha :/ ) de retratar os relacionamentos humanos com tanta delicadeza e tão poucas palavras pois, sentimentos não precisam ser ditos para serem compreendidos e eu amo essa linguagem dele. Caracteristica esta também presente neste filme quando o protagonista fala pra moça no parque "Posso beijar sua mão?" e dai você pensa, vai beijar normal né, dai ele beija a palma da mão dela toda suja de tinta "revolucionária". Maravilhoso.

Com relação à estas brincadeiras de universos paralelos, acho que este conceito hoje em dia é bem repetido no entando, sem a majestade do querido Krzysztof .

Vale sempre a mensagem: Nem tudo é como a gente quer e, as vezes, a vida sabe o que é melhor pra nós... deixa a vida resolver!!!


LINK IMDb
Blind Chance

2 comentários:

Unknown disse...

Muito verdade. A gente passa a vida brigando, achando que pode controlar o caos. Puro desperdicio de energia.

Postmaster disse...

Nunca assisti este exemplar aqui. Mas me lembro que con 13 ou 14 anos eu assisti 'Não Matarás'. E de lá pra cá venho cumprindo o mandamento. E em sua homenagem vou finalmente ver um exemplar do recente cinema polonês que há tempos está na fila. Quiçá até vire legenda =D