quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Post em choque: Loucura! Loucura! Loucura!

Diretamente do calor do momento, trago aqui um filme que muitos já devem ter assistido mas, devido a minha grande quantidade de filmes ele só entrou no DVD agora e ainda sem querer!
É Bug (2006) vulgo "Possuídos". O único filme com gente esquizofrenica totalz alem de paranoias e etc que me lembro agora rapidamente é o Funny Games (1997) do Michael Hanneke (que não duvido que tenha feito outros filmes de loucos pq é meio a cara dele, tenho todos dele aqui, qq dia posto!) e me vem a cabeça a doidera simpática de Gael Garcia Bernal em La Science des rêves (2006) que alucina bastante durante o filme.

O incrivel de Bug é q ele engana. Pensei que seria um filminho slasher, depois pensei que era pegadinha, depois vi q a coisa era séria e, levando para o lado da vida real, não tive a oportunidade de ver de fato alguém surtando sériamente (ainda bem que não tava por perto, meda!) pois, passei por alguns estágios em hospitais psiquiátricos e o que vc encontra são surtos brandos, pessoas medicadas e dentro das alucinações e delirios porém controladas. Poucas vezes vi pessoas alucinando e realmente é assustador. Fico imaginando quanta gente nesse planeta surta e as escondidas. Fazem mal a si e à outras pessoas do nada ou às vezes não, pq o surto é um crescente. Ninguém acredita que o louco é louco. E tem louco que consegue deixar os outros mais loucos que eles!

Pra quem não sabe a diferença entre delírio e alucinação aqui vai algumas definições do Wikipedia com alguns complementos meus:

Alucinação é a percepção real de um objeto que não existe, ou seja, são percepções sem um estímulo externo. Pode ser visual, auditivo, tatil enfim, que envolvam todos os sentidos isoladamente ou tudo junto.

Delírio é um conjunto de idéias mórbidas que traduzem uma alteração fundamental do juízo, no qual o doente crê com uma convicção inabalável. Isto é, eu falo que eu sou a dona do planeta Terra, eu REALMENTE SOU E NINGUÉM
TEM NADA COM ISSO! ops desculpe voltando... o cidadão pode ou não ter os dois juntos.

No caso do filme do Haneke, os garotinhos bonzinhos tem delírios de grandeza em outras palavras, sem acham os donos do destino das pobres famílias. Filme absurrrdooo e irritante. Só pra avisar, já estão fazendo o remake nos EUA pelo próprio Haneke, medo.


Bom, é isso, vou babar lá no sofá enquanto os bugs verdadeiros da Punky pululam no meu edredon, ops.

LINKS IMDb
Bug
Funny Games
La Science des rêves

4 comentários:

Postmaster disse...

Danousse que ela tá é animada... Agora é uma por dia! Deve ter sido o 'efeito dinamarquês' ..rs. Falando nisso... que decepção a minha Finlândia.... se for pra ver a bala comer, não preciso ir tão pra longe ..rs.
ps.: 'Bug' é outro filme que eu quaaaaase fui ao cinema. Ai ai ... =D

Amaro Mota disse...

Também só assisti "Bug" recentemente, mas é um ótimo filme, talvez o melhor americano do ano até agora, rivalizando apenas com "Zodíaco".
gostei muito do seu acervo de filmes orientais, só obra prima.

Wiliam Domingos disse...

Bacana teu blog...ainda não conhecia!
Tb tenho um cineblog, depois aparece por lá!

Bom...Bug, é bom! É cinema de terror com estilo de Friedklin...um filme fora dos padrões deste ano! Por enquanto, o melhor do ano!
Ainda não vi o loucaço do Gael no filme que vc se referiu....mas tenho vontade!

Bacana as definições que vc colocou no texto de delirios, e etc...
Abraço!

Ramon disse...

Ao contrário da grande maioria dos blogueiros não gostei muito de Bug. Mas sei como é conferir um filme com temática relacionada com nossa profissão. A empolgação é outra, mesmo!

Bela resenha!