quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Passando a régua em 2007...

Meu ranking PARTICULAR de filmes, isto é, aqueles que realmente me tocaram profundamente e até me modificaram de certa forma é bem básico e simples. Eis a lista e meus comentários:

Número 1

Princesas (Espanha, 2005) Diretor: Fernando León de Aranoa.
Modificou toda minha forma de ver a procura do amor e etc. Percebi que as que vendem seus corpos procuram também o tal relacionamento estável onde exista acima de tudo amor e respeito.
Infelizmente percebi também que de certa forma, as mulheres se transformaram em prostitutas, no sentido vulgar da palavra (não no profissional) em que seus corpos valem quase nada, vendem-se por promessas e no final acabam magoando-se muito mais do que deveriam e/ou mereceriam. Veja bem, não estou metendo o pau em homem falando que esse gênero ou outro tá errado. Esse filme foi importante pra mim, pois percebi que o valor que tenho que dar a mim mesma é infinito e as vezes, vivendo na correria infernal dessa cidade de SP, caimos aos pés de nossas carências e não nos olhamos com os olhos do amor próprio. Despois desse filme, tudo mudou.

Número 2
A vida secreta das palavras (Espanha, 2005) de Isabel Coixet. Na produção está o Almodovar também por isto, suponho eu, também há tanta delicadeza. Esse filme foi tão importante e emocionante pra mim que só de lembrar me dá vontade de chorar. Não quero falar muito pois aprendi com ele que não é preciso falar para ser entendido, então deixo aqui meu silêncio.


Número 3
Transylvania (França, 2006) de Tony Gatlif. Protagonizado por dois artistas totalmente viscerais (Asia Argento e Birol Ünel) que te deixa de boca aberta em determinados momentos. Mostra a viagem de uma mulher atrás do amor em que ela realmente o acha, mas não da forma que queria. É legal imaginar que as vezes você pode sim parar de tentar organizar tudo a sua volta e deixar a vida te levar pois ela reserva surpresas. A trilha sonora te coloca na espiral confusa que Asia vive até o momento do "renascimento" dos protagonistas pra uma vida nova após essa looonga jornada em que a vida os enrolou. Maravilhoso.

Olhando agora a lista pronta e comentada, percebo como a busca do amor é o que realmente move nossas vidas seja para o alto, seja para o baixo, é o amor, o amar e o ser amado.



E que venha a lista de 2008! huhu



Links IMDb
Princesas
A vida secreta das palavras
Transylvania

4 comentários:

Unknown disse...

fiquei com muita vontade de ver esses 3 filmes, ja estao na lista de prioridades...

quanto a minha lista, quem dera ter aquilo tudo em dvd... eh soh o meu ranking particular de filmes vistos, pelo menos uma vez...

Débora Hégedus disse...

haha não é dificil de pegar... tem q seguir firme e baixar tudo! rsrs

Postmaster disse...

Ora ora ora.....

Vejam só quem voltou rejuvenescida... E eu achando que já havia partido desta para uma melhor (ou não). A Debona tá de volta! Já não estamos sozinhos de novo ..rs

Lista de melhores com 3 itens só? Quem já viu? Subvertendo o tradicional top 10? ..rs. Eu conheço os 3, mas só assisti o 'Princesas'. Aliás... até upei o filme em p2m. O Transylvania até outro dia tava no cine, mas me deu uma preguiça arretada de ir. E A Vida Secreta... só na base do down..rs. Mas eu chego lá! =D

Postmaster disse...

Ahhhhhhh! Tô sabendo agora dessa sua paixão pelo 3 e pelo 5.... Tá me cheirando mais a preguiça de pensar em 10 coisas interessantes (ou não..rs). Mas o que mais gostei aqui foi de todo mundo com sua própria imagem... Acho que vou botar a minha tb! ..hahaha...