quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Gongdong gyeongbi guyeok JSA ... tá?


Ontem fui nas Americanas procurar barraca pra acampar e achei esse DVD (rsrsrsrs). Quando li do mesmo diretor do Oldboy (Chan-wook Park) não vacilei, comprei. O filme tem como nome em inglês JSA (Joint Secuty Area) ou em português Zona de Risco (huahua). Bem, tem como trama a amizade de soldados rivais (Coréias do Norte e do Sul) e digo, o Mr. Park teve uma idéia genial.

Ele consegue mostrar num filme de quase duas horas o quanto a guerra é inútil e o que importa de verdade são as relações e afetividade. Fiquei intrigada em saber se lá, culturamente falando, esse valor pelas amizades é realmente tão grande assim porque no Brasil (ou ocidente né?) danou-se. O filme é recheado de toques do diretor (que conhece, reconhece o cidadão) e é maravilhoso.


O filme é uma ode à paz e ao convivio pacífico independente das diferenças culturais (no filme não há diferença cultural pois até a mesma língua falam!) e crenças e vivências políticas. Fiquei muito emocionada pela sensibilidade do diretor/escritor em mostrar que em meio a brutalidade e a ignorância, há a possibiliadde de se haver sentimentos.


Ah se os EUA assistissem filmes de outros países...
Assistam!
LINK IMDb

4 comentários:

Unknown disse...

Ei, bacana o seu espaço! Sem clichês, sem lugares comuns... Obrigado pela visita e pelo comentário!
Bjs.

Unknown disse...

Muito bom filme mesmo. Baixei esse filme ainda sob o impacto do "Oldboy", e achei quase tao bom quanto. Trata-se de um excelente diretor mesmo. E realmente faria muito bem aos americanos abrir a cabeca pra filmes como esse. Ate pra ver a estupidez da intolerancia.

Quanto ao meu post, claro que ha inumeras variaveis, a cada dia temos milhares de opcoes e menos chances de controlar o caos, mas me referia apenas a duvida entre seguir o caminho do sonho ou o da realidade.

Root disse...

É security e não secuty :P

Cheers

Anônimo disse...

Fiquei curioso e procurei nas americanas em Novo Hamburgo, mas não achei... quanto pagasse?