sábado, 3 de novembro de 2007

Tráfico Humano

Em uma semana assisti dois filmes com a mesma temática. Os escolhi pra começar esse blog pois são assuntos pouco comentados e, como dito pela personagem de Mira Sorvino em Human Trafficking, ele só existe porque as autoridades e nós mesmos fazemos de conta que não existe. Dados alarmantes apontam que no rankings dos "tráficos", o humano figura em terceiro lugar leia-se, o terceiro mais lucrativo perdendo apenas para os traficos de armas (1º) e drogas (2º).

Antonio Calloni em Anjos do Sol
Assisti Anjos do Sol do diretor Rudi Lagemann e com Antonio Calloni entre outros. Não gostei muito do filme em si pois é um filme bem clichê com as mesmas personagens de sempre e bla bla bla mas não deixa de ser um retrato e uma denúncia do tráfico que ocorre principalmente no nordeste do país e pouco se faz e se fala sobre o assunto. Lembrei agora também do filme Baixio das Bestas que apesar de falar de um bando de gente sem nada o que fazer e deturpada, mostra também este tráfico
principalmente de meninas que alimenta o turismo sexual dos estrangeiros.

Baixio das Bestas

O outro filme que na verdade é uma minissérie é a produção canadense-americana Human Trafficking com Mira Sorvino, Robert Carlyle e Donald Sutherland, é meio chato e picotado mas acho que assisti-lo em partes na TV não deve fazer muita diferença. No geral o que importa mesmo não é a atuação, edição ou direção porque o assunto abordado é muito mais importante. Neste filme, diferentemente dos nacionais, dá-se uma visão global do tráfico humano e realmente preocupante pois nossos descendentes irão lidar diretamente com esta caçada, digo, serão os caçados. Num planeta globalizado e quase que totalmente capitalista além de extremamente deturpado sexualmente, o assunto mete medo. Vale a pena assistir os três (já que me lembrei do outro no decorrer do post... rsrs)

Human Trafficking

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns pela iniciativa Debora!!!
Achei fantástico e certamente já coloquei url nos meus bookmarks.
Os filmes mencionados valem a pena ser vistos pela sua temática!
Parabéns mais uma vez e obrigado pelas indicações!